SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02A educação musical no conservatório de música do estado de sergipe: abordagem sócio-política, histórica e metodológica do projeto pedagógico de ensinoPráticas e representações na escola normal de Campinas no período 1920-1936 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

RIBEIRO, Renilson Rosa. Representações didáticas do Brasil colonial. ETD [online]. 2007, vol.08, n.02, pp.53-68. ISSN 1676-2592.

Este artigo analisa as representações criadas pelos livros didáticos da disciplina sobre o Brasil colonial, procurando perceber como as proposições lançadas por autores como K. F. Von Martius, Francisco Adolfo Varnhagen e João Capistrano de Abreu constituíram uma ordem discursiva para a escrita da sua história em livros e livros didáticos a partir da segunda metade do século XIX e ao longo do século passado.

Palavras-chave : História; Ensino; Livro Didático; Brasil-Colônia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )