SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02Representações didáticas do Brasil colonialEcopedagogia: uma nova pedagogia com propostas educacionais para o desenvolvimento sustentável índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

PINHEIRO, Maria de Lourdes. Práticas e representações na escola normal de Campinas no período 1920-1936. ETD [online]. 2007, vol.08, n.02, pp.69-79. ISSN 1676-2592.

O presente trabalho traz uma discussão acerca das práticas vividas na Escola Normal de Campinas e das representações dessas práticas, por aqueles que as vivenciaram no período investigado. Ao tentar captar os movimentos de continuidades e rupturas, que se articulam a signos e vestígios da condição e das relações sociais de e entre os sujeitos, as práticas relatadas e as suas representações projetam-se como símbolos de uma época. Os usos que delas foram feitos explicam o movimento de constituição do perfil da Escola, num tempo e num espaço institucionais em que se apostava na escola e no seu poder de transformação cultural para moralizar e instruir a população.

Palabras clave : Educação; História; Escola Normal; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )