SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02Ecopedagogia: uma nova pedagogia com propostas educacionais para o desenvolvimento sustentávelO fracasso neoliberal na gestão escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

CARMO, Débora Freitas do; MAGALHAES, Hilda Gomes Dutra; MARON, José Ramon Lamadrid  y  FREITAS, Mário Jorge Cardoso Coelho. Nascente do Córrego Suçuapara: um espaço para a educação escolar. ETD [online]. 2007, vol.08, n.02, pp.90-110. ISSN 1676-2592.

Diante do paradigma eco-sistêmico em que a construção do conhecimento deve partir do cotidiano de cada pessoa em sociedade, a escola deve romper as barreiras dos muros e estabelecer uma relação efetiva com o cotidiano do seu espaço (Santos). Neste artigo propomos o uso pedagógico da área da nascente do Córrego Suçuapara, no centro da cidade de Palmas, com vistas a fomentar um novo projeto pedagógico para as escolas, ao mesmo tempo em que permita a recuperação e conservação deste recorte da paisagem natural.

Palabras clave : Paradigma Eco-Sistêmico; Espaço Ecopedagógico; Construção do Conhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )