SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02Nascente do Córrego Suçuapara: um espaço para a educação escolarFormação de professores: um direito que conduz à emancipação? Uma imposição que leva à alienação? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

QUEIROZ, Maria Ireide Andrade de. O fracasso neoliberal na gestão escolar. ETD [online]. 2007, vol.08, n.02, pp.111-125. ISSN 1676-2592.

O presente artigo faz um recorte da pesquisa do curso de doutorado intitulada: PDE: uma política educacional de gerenciamento nas escolas. O objetivo da pesquisa é conhecer os resultados do plano de desenvolvimento da escola (PDE), a partir da sua proposta de descentralização da educação, nas escolas do município de Manaus. A metodologia a ser utilizada nesta pesquisa contou com os seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Com abordagem quantitativo-qualitativa que atende aos interesses desta investigação. O estudo apresentou alguns dados que permitiram uma reflexão sobre o programa fundescola e seu principal produto PDE, que é impregnado de conceitos como descentralização, autonomia e participação. Os principais resultados apontaram que o modelo de gestão instituído pelo PDE não atende seu objetivo de solucionar problemas como a repetência, abandono escolar e a má qualidade do ensino.

Palavras-chave : Descentralização; Educação; Abandono Escolar; Gestão Escolar.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )