SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02O fracasso neoliberal na gestão escolarPolítica educacional, ensino superior público e pesquisa acadêmica: um jogo de xadrez encassinado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SANTOS, Eliane Tassi dos. Formação de professores: um direito que conduz à emancipação? Uma imposição que leva à alienação?. ETD [online]. 2007, vol.08, n.02, pp.126-142. ISSN 1676-2592.

Esse trabalho resgata a historicidade das ideologias que envolvem as políticas educacionais num contexto nacional, porém, não dissociado do contexto global, por acreditar que este resgate é relevante para a compreensão do momento atual. Utilizando olhar crítico e objetivo quanto as políticas que regem a formação dos professores em seu nível inicial e continuada. Políticas essas ditadas pelo capitalismo e princípios neoliberais. Idealizadas e formuladas por organismos externos ao governo e sistema nacional mas acatadas e disseminadas pelos mesmos. Busca, então, expor também sobre a legislação vigente, que traz as diretrizes, objetivos e finalidades para essa formação, e sobre as discussões que envolvem o assunto e nos levam a questionar a política da eficiência na profissionalização, ou flexibilização do magistério, e o caráter intensificador da formação continuada, afim de levar o docente a alienar-se do contexto político e ideológico que o cerca.

Palavras-chave : Formação de Professores; Políticas; Ideologias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )