SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02Um breve histórico a respeito do ensino da psicologia no ensino médioEnsino, psicologia, saúde: uma tríade constituída de práticas, questões e possibilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Formação do professor e os conhecimentos da psicologia. ETD [online]. 2007, vol.08, n.02, pp.236-248. ISSN 1676-2592.

Este texto introdutório tem por objetivo contextualizar a temática “Formação do professor e os conhecimentos da psicologia” com o intuito de provocar questionamentos e reflexões para as discussões do Grupo de Trabalho em questão. Como o tema sugere que os conhecimentos de que a psicologia dispõe constituem saberes necessários à docência, situamos o movimento que está em curso na formação de profissionais do ensino e nas pesquisas sobre os saberes que estão na base da profissão docente. E é no contexto desse atual movimento, que busca redefinir as relações entre o conhecimento universitário e a atividade profissional, que analisaremos e discutiremos os conhecimentos da psicologia na formação docente.

Palavras-chave : Conhecimentos Psicológicos; Formação de Professores; Saberes Docentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )