SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02Entre brumas e concretudes, o Museu Dinâmico de Ciências de Campinas como imaginante espaço de educaçãoCotidiano escolar e políticas curriculares: táticas entre professores e consumidores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

BUENO, Maria de Fátima Guimarães. O corpo e as sensibilidades modernas: Bragança (1900-1920). ETD [online]. 2007, vol.08, n.02, pp.309-309. ISSN 1676-2592.

Este trabalho focaliza sensibilidades relativas ao corpo que perpassam o cotidiano urbano de uma cidade do interior do estado de São Paulo, então conhecida por Bragança, em fins do século XIX e nas duas primeiras décadas do século XX. Na busca de tais sensibilidades atentou-se para visões de civilização, de privacidade e de individualismo, porque estas tendem a balizar o imaginário de uma época, identificada por modernidade. Considerou-se que tais visões estão ancoradas em idéias liberais, positivistas e românticas e que estas, por sua vez, são perpassadas pela emergência de novas práticas de leitura. Periódicos e fotografias foram tomados como fontes privilegiadas da pesquisa. As contribuições teóricas de Peter Gay, Michel Foucault e Walter Benjamin foram fundamentais para este trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )