SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue02O corpo e as sensibilidades modernas: Bragança (1900-1920)A atuação de professores nas séries iniciais do ensino fundamental como facilitadores das interações sociais nas atividades de conhecimento físico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

CARRERI, Andréa Varsone. Cotidiano escolar e políticas curriculares: táticas entre professores e consumidores. ETD [online]. 2007, vol.08, n.02, pp.310-310. ISSN 1676-2592.

Esse trabalho envolve uma investigação acerca de práticas pedagógicas no cotidiano escolar articuladas às políticas curriculares nacionais de ensino médio deflagradas no Brasil, a partir do final da década de 90. O aporte teórico-metodológico da pesquisa está focado nas contribuições dos estudos de Michel De Certeau e Walter Benjamin. Foram entrevistados professore(a)s experientes que narraram como consomem as noções curriculares de "competências e habilidades" nos seus fazeres pedagógicos, especialmente na disciplina escolar química. Os resultados da investigação apontam para os efeitos de uma circularidade de discursos ocasionada pela permanente tensão entre políticas públicas e maneiras de fazer presentes no cotidiano escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )