SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue01Um novo olhar sobre a inclusão do surdo: os alicerces legais que permeiam esse processoComunidade virtual e sua inserção no processo educacional como forma de ampliação do campo das relações author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

VERASZTO, Estéfano Vizconde; SILVA, Dirceu da; MIRANDA, Nonato Assis de  and  SIMON, Fernanda Oliveira. A noção de tecnologia dos professores do ensino fundamental que participaram do projeto teckids. ETD [online]. 2007, vol.09, n.01, pp.20-38. ISSN 1676-2592.

A sociedade atual passa por rápidas transformações. Antigos paradigmas estabelecidos têm sido colocados em xeque e o professor que antes dominava todo o conteúdo tem dado lugar a um novo tipo de profissional, capaz de mobilizar os conhecimentos, transformando-os em ação. Temos hoje a necessidade de um professor profissional capaz de organizar situações de aprendizagem, com autonomia para tomar decisões ao mesmo tempo em que seja capaz de refletir acerca de sua própria ação. Neste trabalho estaremos apresentando uma proposta de capacitação de Educação Tecnológica para professores em exercício no Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que classificamos através de uma análise qualitativa de estudo de caso, as opiniões que os mesmos apresentam sobre o que venha a ser tecnologia. Este levantamento é fundamental para se estabelecer um consenso, visto que a tecnologia é tratada de maneira bastante diversificada e na maioria das vezes de forma errônea seja a nível informal ou ainda em propostas oficiais.

Keywords : Tecnologia; Educação Tecnológica; Ensino Fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )