SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Um novo olhar sobre a inclusão do surdo: os alicerces legais que permeiam esse processoComunidade virtual e sua inserção no processo educacional como forma de ampliação do campo das relações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

VERASZTO, Estéfano Vizconde; SILVA, Dirceu da; MIRANDA, Nonato Assis de  e  SIMON, Fernanda Oliveira. A noção de tecnologia dos professores do ensino fundamental que participaram do projeto teckids. ETD [online]. 2007, vol.09, n.01, pp.20-38. ISSN 1676-2592.

A sociedade atual passa por rápidas transformações. Antigos paradigmas estabelecidos têm sido colocados em xeque e o professor que antes dominava todo o conteúdo tem dado lugar a um novo tipo de profissional, capaz de mobilizar os conhecimentos, transformando-os em ação. Temos hoje a necessidade de um professor profissional capaz de organizar situações de aprendizagem, com autonomia para tomar decisões ao mesmo tempo em que seja capaz de refletir acerca de sua própria ação. Neste trabalho estaremos apresentando uma proposta de capacitação de Educação Tecnológica para professores em exercício no Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que classificamos através de uma análise qualitativa de estudo de caso, as opiniões que os mesmos apresentam sobre o que venha a ser tecnologia. Este levantamento é fundamental para se estabelecer um consenso, visto que a tecnologia é tratada de maneira bastante diversificada e na maioria das vezes de forma errônea seja a nível informal ou ainda em propostas oficiais.

Palavras-chave : Tecnologia; Educação Tecnológica; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )