SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Comunidade virtual e sua inserção no processo educacional como forma de ampliação do campo das relaçõesQuem você conhece? Discutindo as possibilidades pedagógicas do Orkut índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

BERTON, Mônica Aparecida Martinicos de Abreu  e  MATTOS, Fernando. Geração e aplicação do conhecimento para a inovação: visões sobre a mudança do paradigma de produção. ETD [online]. 2007, vol.09, n.01, pp.49-68. ISSN 1676-2592.

Este artigo apresenta um panorama sobre os conceitos relacionados à informação e ao conhecimento, em especial sobre sua agregação aos processos de produção de bens e serviços de natureza inovadora. Apresenta, ainda, um conjunto de reflexões sobre o processo de inovação e suas conexões com o desenvolvimento econômico e social, identificando as principais características dos ambientes mais apropriados para a geração de inovações, bem como as estratégias para estimulá-las. Para situar o tema, foram abordados alguns aspectos do processo a que se convencionou chamar de globalização, enquanto fenômeno social e econômico que permeia o debate sobre as novas formas de produção, cada vez mais demandantes de geração e agregação de conhecimento a bens e serviços. Nesse contexto, discute-se a influência da rápida evolução das tecnologias da informação e comunicação (TIC) sobre os processos de geração do conhecimento e de produção de bens e serviços, colocando em evidência os principais requisitos de estímulo ao desenvolvimento sócio-econômico, configurados em políticas públicas apropriadas ao incentivo da atividade produtiva. Sobre isso, é feita uma breve análise da atual Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior - PITCE e de um de seus mecanismos de estímulo à inovação, a recentemente aprovada Lei de Inovação.

Palavras-chave : Informação e Conhecimento; Ambientes de Inovação; Redes de Conhecimento; Políticas de Inovação; Tecnologias da Informação e Comunicação; Desenvolvimento Organizacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )