SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Geração e aplicação do conhecimento para a inovação: visões sobre a mudança do paradigma de produçãoEducação a distância no ensino superior: expansão com qualidade? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

FORTE, Glenilce Maria de Sousa  e  ROCHA, Sinara Socorro Duarte. Quem você conhece? Discutindo as possibilidades pedagógicas do Orkut. ETD [online]. 2007, vol.09, n.01, pp.69-83. ISSN 1676-2592.

Este artigo busca investigar as múltiplas possibilidades educativas das comunidades virtuais, com ênfase no site de relacionamentos Orkut, analisando suas características, funcionamento e emergência no ciberespaço. Discute a possibilidade de usá-lo tanto numa perspectiva individual - o sujeito traçando seu percurso - quanto numa perspectiva social, visando formar novas comunidades virtuais em torno de interesses comuns, mas voltados para atividades pedagógicas. Dentre as diferentes comunidades virtuais existentes neste site, analisou-se apenas as comunidades virtuais constituídas com a finalidade de compreender as potencialidades da rede nos processos de aprendizagem de alunos e na formação continuada de professores. Conclui-se, inicialmente que a Internet tem transformado as relações sociais e de aprendizagem através do cyberespaço, que o grande desafio é transportar essa inovação para dentro dos muros escolares, sendo necessária a interação entre governo e sociedade acadêmica, tendo a informática educativa papel decisivo neste processo de transformação da sala de aula.

Palavras-chave : Comunidades Virtuais; Orkut; Novas Tecnologias na Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )