SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Quem você conhece? Discutindo as possibilidades pedagógicas do OrkutPlatão e a educação da alma índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

NASCIMENTO, Francisco Paulo do  e  CARNIELLI, Beatrice Laura. Educação a distância no ensino superior: expansão com qualidade?. ETD [online]. 2007, vol.09, n.01, pp.84-98. ISSN 1676-2592.

Este estudo objetivou investigar e analisar a necessidade de expansão da educação a distância no ensino superior, bem como a possibilidade de esse novo paradigma oferecer educação com a qualidade necessária para enfrentamento dos desafios de socialização do conhecimento. Foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica que alcançou contribuições teóricas sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento mundial e de pessoas, educação, pesquisas sobre demanda e oferta de vagas no ensino superior, estudo comparativo entre ensino tradicional e ensino a distância, referenciais para educação a distância de qualidade, entrevistas em reportagens com professores e autoridades educacionais e relatos sobre experiências em aulas não presenciais. O trabalho indica que há demanda reprimida e crescente por vagas no ensino superior, que a infra-estrutura do País não é capaz de gerar a quantidade de vagas demandadas, e que o ensino a distância é capaz de ensejar educação de qualidade.

Palavras-chave : Educação a Distância; Expansão e Qualidade da Educação Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )