SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Cidades de fogo e paixãoSobre professores, colaboração e tecnologias: reflexões sobre os processos colaborativos e o uso da tecnologia na educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

VASCONCELOS, Gabriela Valle  e  SAMPAIO, Maria Janaina Alencar. Trabalho fonoaudiológico com gagueira numa perspectiva discursiva: um estudo de caso. ETD [online]. 2007, vol.09, n.01, pp.361-374. ISSN 1676-2592.

Tendo em vista a carência de estudos que contemplem a gagueira do ponto de vista discursivo, faz-se mister dar continuidade às pesquisas relacionadas a essa temática abordada por Azevedo (2000), em seu estudo acerca do funcionamento discursivo do sujeito gago. Sua pesquisa toma como base teórica, à teoria interacionista em aquisição de linguagem e a análise de discurso de linha francesa. A primeira embasa sua concepção a respeito da origem da gagueira e seu funcionamento enquanto linguagem e a segunda é utilizada como instrumento de análise, haja vista que Azevedo compreende a gagueira como atravessada pela ideologia. Neste trabalho nos propomos a fazer uma análise de um caso clínico de gagueira, observando as relações discursivas que se estabelecem entre terapeuta e paciente e como estas podem interferir no deslizamento ou não do discurso do sujeito gago, à luz dos estudos de Nadia Azevedo (2000), mestre em Fonoaudiologia, que se propõe a olhar a gagueira como um problema discursivo, diretamente relacionado às condições de produção.

Palavras-chave : Gagueira; Discurso; Linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )