SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 suppl.especialO espaço europeu de ensino superior para uma nova ordem educacional?El espacio europeo de educación superior y su impacto en la evaluación del proceso enseñanza-aprendizaje índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

RIEDO, Cássio Ricardo Fares  e  PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. O processo de Bolonha e suas conseqüências na Itália. ETD [online]. 2007, vol.09, suppl., pp.29-49. ISSN 1676-2592.

A declaração assinada na Universidade de Bolonha em 1999 por alguns ministros da União Européia responsáveis pela instrução superior representa o que ficou conhecido como “Processo de Bolonha”. Contudo é possível considerar sua origem já presente no Tratado de Maastrich de 1992, que originou a União Européia, ou, mais recentemente, na Convenção de Lisboa de 1997, que discutiu o reconhecimento de títulos superiores nos diferentes Estados europeus. O processo transcendente o encontro de Bolonha, pois houve uma reunião preparatória em Paris (1998) e continuou em sucessivos encontros ocorridos em Praga (2001), Berlim (2003) e Bergen (2005). O objetivo declarado foi construir até 2010 um Espaço Europeu de Instrução Superior que assegurasse a qualidade na formação a fim de tornar as universidades européias competitivas diante do processo de internacionalização e desenvolvimento decorrente da globalização econômica e financeira. Na Itália, como conseqüência da adesão à declaração de Bolonha, foi proposta uma reforma universitária que buscou reestruturar o sistema de ensino superior. Este artigo procura apresentar um breve histórico do processo e sua relação com o sistema universitário italiano, analisar os objetivos declarados da reforma e mostrar alguns resultados alcançados segundo docentes e discentes através de artigos publicados por editoras italianas.

Palavras-chave : Universidade; Processo de Bolonha; Reforma Universitária na Itália.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )