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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

BOLIVAR, Antonio. La planificación por competencias en la reforma de Bolonia de la educación superior: un análisis crítico. ETD [online]. 2007, vol.09, suppl., pp.68-94. ISSN 1676-2592.

Este trabalho analisa a dimensão curricular e didática, mais do que a estrutural, da reforma de Bolonha. Descrevem-se as principais linhas e orientações da planificação do currículo e do conhecimento segundo o Processo de Convergência de Bolonha, pensando que se pode oferecer uma oportunidade institucional para melhorar a docência da Universidade. Para que isto aconteça, a condição é de que o processo não se limite a câmbios estruturais, mas sim o que deve incidir em mudar a própria mentalidade e cultura estabelecida. Mais particularmente, se realiza uma analise critica do papel que se julgam as competências do processo de planificação, tanto no modelo adaptado (Prometo Tuning), como pela subordinação do perfil profissional, e sua vinculação com o Mercado de Trabalho. Desde uma abordagem critica se defende que a Universidade deve preparar para o exercício profissional, e isto não pode supor desdenhar outras dimensões da Educação Superior.

Palavras-chave : Reforma de Bolonha; Planificação Educacional; Competências; Perfil Profissional; Projeto Tuning.

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