SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 suppl.especialLa planificación por competencias en la reforma de Bolonia de la educación superior: un análisis críticoProcesso de Bolonha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

BASTOS, Carmen Célia Barradas Correia. O processo de Bolonha no espaço europeu e a reforma universitária brasileira. ETD [online]. 2007, vol.09, suppl., pp.95-106. ISSN 1676-2592.

Este artigo aborda questões que envolvem o movimento de reformas educacionais na educação superior, a partir do final do Século XX, como a Declaração de Bolonha assinada em 1999, por ministros da Educação europeus, e que promove, atualmente, a reforma chamada Processo de Bolonha. Outros documentos como a Declaração Mundial sobre Educação Superior, 1998, representam marco referencial das reformas a que se refere este texto. Em sua essência, os documentos europeus vinculam o movimento reformista da educação superior às necessidades contextualizadas pelo padrão de globalização da economia. São articulações que têm como base o incentivo à competitividade, mobilidade discente, adaptação ao mercado de trabalho. No Brasil, em que sentido é possível situar os reflexos desse movimento? Na busca desse entendimento, focalizamos o movimento empreendido pelo Ministério da Educação para discutir a reforma universitária para o país, em especial destacamos o Seminário Internacional Universidade XXI e a Declaração de Brasília. Resguardadas as especificidades de cada situação, vislumbramos refletir sobre possíveis intersecções dos movimentos reformistas na educação superior contemporânea.

Palavras-chave : Processo de Bolonha; Reforma Universitária; Educação Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )