SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue01Jogando com o narrador: estratégias narrativas na produção de textos em ambientes escolares informatizados author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

VARANI, Adriana  and  CHALUH, Laura Noemi. O uso do filme na formação de professores. ETD [online]. 2008, vol.10, n.01, pp.01-23. ISSN 1676-2592.

Em nossas práticas educativas como professoras na formação inicial e continuada de professores e em nossos processos formativos, temos usado os filmes em sala de aula. Estas experiências nos levaram a refletir sobre a importância dos seus usos na formação de professores. As produções de Napolitano, Miranda, Almeida, Oliveira Jr., dentre outros, nos permitiram problematizar acerca do seu uso na escola. Trazemos para a discussão uma experiência de aula e a partir dela discutimos o uso do filme no trabalho pedagógico. Afirmamos a necessidade de valorizar o filme como um produto cultural na sala de aula, quando a partir da experiência referida foi possível explicitar as múltiplas leituras que o filme provoca. Resgatamos neste artigo a idéia da experiência estética e suas implicações no contexto da sala de aula e discutimos acerca da intencionalidade do uso do filme nesse mesmo contexto.

Keywords : Formação de Professores; Filmes; Práticas Pedagógicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )