SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01Jogando com o narrador: estratégias narrativas na produção de textos em ambientes escolares informatizados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

VARANI, Adriana  y  CHALUH, Laura Noemi. O uso do filme na formação de professores. ETD [online]. 2008, vol.10, n.01, pp.01-23. ISSN 1676-2592.

Em nossas práticas educativas como professoras na formação inicial e continuada de professores e em nossos processos formativos, temos usado os filmes em sala de aula. Estas experiências nos levaram a refletir sobre a importância dos seus usos na formação de professores. As produções de Napolitano, Miranda, Almeida, Oliveira Jr., dentre outros, nos permitiram problematizar acerca do seu uso na escola. Trazemos para a discussão uma experiência de aula e a partir dela discutimos o uso do filme no trabalho pedagógico. Afirmamos a necessidade de valorizar o filme como um produto cultural na sala de aula, quando a partir da experiência referida foi possível explicitar as múltiplas leituras que o filme provoca. Resgatamos neste artigo a idéia da experiência estética e suas implicações no contexto da sala de aula e discutimos acerca da intencionalidade do uso do filme nesse mesmo contexto.

Palabras clave : Formação de Professores; Filmes; Práticas Pedagógicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )