SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue01O uso do filme na formação de professoresA história da educação e da educação física: olhares para a formação e suas pesquisas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MUNGIOLI, Maria Cristina Palma. Jogando com o narrador: estratégias narrativas na produção de textos em ambientes escolares informatizados. ETD [online]. 2008, vol.10, n.01, pp.24-48. ISSN 1676-2592.

Este relato apresenta a análise de algumas estratégias narrativas empregadas por alunos de 5a. e 6a. séries do Ensino Fundamental na produção de textos em ambiente informatizado. O foco de atenção recai sobre as estratégias usadas pelo narrador na construção textual. As narrativas analisadas foram elaboradas por meio de um processador de textos e de imagens (Micromundos). A perspectiva de análise adotada considera tanto as pesquisas acerca da narrativa, entendida como forma de compreensão, representação e criação da realidade quanto questões relativas à dialogia e à interação verbal. Abordam-se também alguns aspectos referentes ao uso do computador em ambiente escolar. Discutem-se algumas das transformações ocorridas com a chegada do computador na sala de aula no que diz respeito ao relacionamento aluno-aluno, aluno-computador, aluno-professor e aluno-conhecimento.

Keywords : Narrativas; Estratégias Narrativas; Pensamento Narrativo; Dialogia; Aprendizagem em Ambientes Informatizados; Linguagem e Cognição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )