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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SANCHEZ GAMBOA, Silvio  e  CHAVES, Márcia. A relação universidade e sociedade: a “problematização” nos projetos articulados de ensino, pesquisa e extensão. ETD [online]. 2008, vol.10, n.01, pp.144-167. ISSN 1676-2592.

É objetivo deste relato de experiência apresentar os resultados de um processo coletivo de elaboração de conhecimentos suscitados no cotidiano escolar de aulas de Estudos do Lazer e Recreação Comunitária tendo como campo de atuação as áreas de extensão da Universidade Federal de Alagoas, utilizando os protocolos da pesquisa científica que tem como base a problematização tanto da realidade onde se inserem as práticas de extensão como as práticas pedagógicas e sociais. Este relato foi organizado em três partes: a) breve descrição das experiências geradoras, que motivaram a busca de uma maior sustentação científica e a necessidade de um referencial teórico metodológico que fundamente as práticas pedagógicas e de extensão; b) enunciação dos núcleos de referências que servem de premissas para a compreensão da prática; e, c) exposição dos principais resultados do processo coletivo estabelecido em torno da Linha de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Esporte e Lazer (LEPEL) e finalmente, a maneira de conclusões, destacamos a importância da problematização e dos métodos científicos no aprimoramento das ações pedagógicas e transformadoras do ensino e a extensão.

Palavras-chave : Universidade; Sociedade; Ensino; Pesquisa; Extensão.

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