SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue01A relação universidade e sociedade: a “problematização” nos projetos articulados de ensino, pesquisa e extensãoVertentes teório-metodológicas norteadoras dos trabalhos de conclusão de curso de pedagogia da FURB no período de 2001 a 2006 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

CARDOSO, Sônia Maria Vicente; PINELLI, Ayres José Gonçalves  and  GALVAO, Silvana Arruda Martins. A importância da pesquisa na formação do profissional da saúde. ETD [online]. 2008, vol.10, n.01, pp.168-175. ISSN 1676-2592.

O processo educativo vivenciado em nossas universidades muitas vezes tem se sustentado numa prática docente tradicional, concebendo o aluno como receptor de conteúdos prontos e acabados. Esta prática dificulta o autêntico pensar, priorizando a reprodução em detrimento das idéias. Em contrapartida, o processo educativo que ultrapassa os limites de reprodução, fundamenta-se na criatividade e estimula a ação-reflexão, formando assim o profissional reflexivo. O estudante do curso de Medicina deve sentir-se desafiado a explorar e aprofundar seu conhecimento, a questionar e a reconstruir o conhecimento. A pesquisa como princípio pedagógico é uma das formas para que se concretize tal pressuposto. Este trabalho, uma pesquisa bibliográfica, pretende analisar as diretrizes que podem ser assumidas como referenciais para a formação do profissional de saúde deste século, identificar exigências que se colocam para um profissional da área de saúde e analisar a pesquisa como princípio pedagógico na formação e construção do conhecimento destes mesmos profissionais, Os teóricos escolhidos para fundamentar esta pesquisa são: Edgar Morin, Paulo Freire, Pedro Demo e Donald Schön.

Keywords : Pesquisa; Formação; Profissional de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )