SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01A importância da pesquisa na formação do profissional da saúdeAbordagem fenomenológico-hermenêutica e pesquisa em educação: um estudo de vigilância epistemológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

LUCAS, Maria Aparecida Porto  y  RAUSCH, Rita Buzzi. Vertentes teório-metodológicas norteadoras dos trabalhos de conclusão de curso de pedagogia da FURB no período de 2001 a 2006. ETD [online]. 2008, vol.10, n.01, pp.176-197. ISSN 1676-2592.

Analisamos as vertentes teórico-metodológicas que nortearam os TCCs da Pedagogia da FURB no período de 2001 a 2006. Fizemos uma análise documental dos 321 trabalhos realizados. Constatamos que todos os trabalhos desenvolvidos voltaram-se à área da Educação. Quanto às subáreas, predominaram: educação pré-escolar, psicologia educacional, educação especial e sociologia da educação. Os teóricos mais utilizados foram: Vygotsky, Piaget, Kramer, Freire, Áries, Wallon e Ferreiro. Frente às subáreas, sugerimos que as futuras pesquisas contemplem investigações nos campos não ou poucos explorados. Entendemos que os clássicos são importantes e precisam ser utilizados, entretanto, sentimos falta, em alguns trabalhos, de autores mais específicos ao objeto em estudo. As pesquisas, em sua maioria, delinearam-se na abordagem qualitativa, destacando-se o uso de dados quantitativos em alguns trabalhos. Quanto aos tipos de pesquisa predominaram a pesquisa exploratória, participante e estudo de caso. Consideramos que estes tipos de pesquisa estão relacionados ao processo de iniciação à pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados, os mais utilizados foram o questionário, precedido da entrevista e da observação. Cabe ressaltar, que muitos acadêmicos utilizaram mais de um instrumento, o que possivelmente possibilitou compreender o objeto sob vários aspectos.

Palabras clave : Pedagogia; Iniciação à Pesquisa; Trabalho de Conclusão de Curso; Metodologia da Pesquisa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )