SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01Abordagem fenomenológico-hermenêutica e pesquisa em educação: um estudo de vigilância epistemológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

IVO, Andressa Aita  e  ILHA, Franciele Roos da Silva. A história da educação e da educação física: olhares para a formação e suas pesquisas. ETD [online]. 2008, vol.10, n.01, pp.227-235. ISSN 1676-2592.

Este estudo busca realizar um estudo epistemológico da Educação/Educação Física, enfatizando a formação e o processo de pesquisa educacional. Tendo em vista que, acredita-se na importância de se saber sobre a trajetória da Educação/Educação Física junto à construção da humanidade. Concebendo esta nova sociedade com as influências da globalização, é preciso que a Educação/Educação Física supra as novas necessidades que se fazem presente na escola no desenvolvimento dos educandos. Entretanto, percebe-se que pelas escolhas que a sociedade vem fazendo, não estamos tão perto de atingir esse objetivo. Ainda que, muitos educadores venham desempenhando um excelente trabalho para alcançar essas metas, uma grande parte de profissionais ainda não se conscientizaram de tal necessidade. Dessa forma, o profissional da área de Educação precisa cumprir tem com as exigências que tem sobre si na construção e socialização de conhecimentos, habilidades e competências no cenário complexo do mundo contemporâneo com a tarefa de participar como docente, pesquisador e gestor do processo de formação de crianças, jovens e adultos.

Palavras-chave : História; Educação; Educação Física; Formação; Pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )