SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue01Adeus professores... o curso de magistério acabouPolíticas de formação do trabalhador preso: a FUNAP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MELLO, Débora Teixeira de. Uma genealogia das políticas para a creche no Brasil: Estado e infância de 1899-1920. ETD [online]. 2008, vol.10, n.01, pp.255-255. ISSN 1676-2592.

Com este estudo, buscamos investigar a constituição de uma política nacional no Brasil para a criança pequena, a partir da criação da instituição creche. O estudo abrange o final do século XIX - do ano de 1899, com a criação do Instituto de Proteção à Infância (IPAI) no Rio de Janeiro - até o início do século XX, quando ações do Estado são direcionadas na busca da preservação da infância brasileira, passando a ter uma legislação específica para esse fim. A propagação dos saberes científicos como a Puericultura, a Pediatria e a Pedagogia elegeu a criança como objeto de estudo e intervenção. Celebrar a infância passou a ser o ideal de uma nação civilizada, e a creche passa a ser difundida como instituição de preservação da pequena infância. Nesse contexto, analisa-se, em primeiro lugar, a campanha em favor da assistência à infância, que se converteu em pauta para os diversos atores sociais (médicos, juristas, filantropos, representantes da Igreja e políticos) reunidos em torno da mesma causa quando o crescente interesse pela criança colocou em debate a capacidade do Estado em responder efetivamente ao problema da infância; em segundo lugar, analisam-se os modelos assistenciais de natureza diversa implementados no país para responder à causa da infância; e, em terceiro lugar, analisam-se as políticas públicas direcionadas à pequena infância a partir da origem da instituição creche no Brasil, com ênfase no discurso médico-higienista e sua influência na consolidação dessas políticas.

Keywords : Infância; Creche; Políticas Públicas; Educação Infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )