SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue01Fracasso escolar: o discurso do sujeito que fracassa. Fracassa?Organização de episódios de ensino sobre a “questão nuclear” para o ensino médio: foco no imaginário de licenciandos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MODONEZI, Eneide Baccaro. O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório. ETD [online]. 2008, vol.10, n.01, pp.259-259. ISSN 1676-2592.

Este estudo teve por objetivo investigar a documentação em vídeo como fonte de dados de pesquisa para alunos de 5ª. Série do ensino fundamental, a partir de um tema que tratava da sua realidade. Os sujeitos foram 60 alunos de uma escola pública municipal da cidade de Campinas/SP com idades entre 12 e 15 anos, escolhidos por critério de conveniência. Após serem capacitados a utilizar a câmera filmadora, os alunos foram à campo coletar dados através de imagens, em seguida analisaram as gravações e levantaram informações acerca do tema investigado por meio de um relatório escrito. Todas as atividades foram gravadas também pela pesquisadora e os dados retirados destas imagens foram analisados. Pode-se notar, entre outros aspectos, que os alunos utilizaram as suas referências adquiridas por meio da televisão e que construíram um novo olhar a partir da máquina, oportunizando-os a construir seus próprios conhecimentos.

Keywords : Educação; Tecnologia; Documentário (Vídeo); Ensino Fundamental; Pesquisa; Documentação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )