SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02Identidades, sujeitos e línguas indígenas: “entre o corte do excesso e o semear da falta”Imagens didáticas do índio na coleção História e Vida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

CORREIA, Wilson. Por uma educação pelo dínamo. ETD [online]. 2008, vol.09, n.02, pp.93-101. ISSN 1676-2592.

A idéia de uma educação perene só se justificaria se algo no humano também fosse perene. Mas o humano é inconcluso e finito. É concebido na dinamicidade da vida e vive o vir-a-ser. É, por excelência, um ser de transformação. Muda constantemente. Em face disso, esse artigo debate as temáticas: “uno versus diverso” e “estático versus mutabilidade”. Nesse debate, chega à dialética e a ela associa a idéia de dínamo como metáfora de uma educação pela mudança e transformação. Argumenta que se viver é sofrer transformações ininterruptas, uma educação pelo dínamo é a que melhor pode enfrentá-la.

Palabras clave : Educação; Dinamicidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )