SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue02Por uma educação pelo dínamoDel sujeto de la verdad a la verdad del sujeto author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

RIBEIRO, Renilson Rosa. Imagens didáticas do índio na coleção História e Vida. ETD [online]. 2008, vol.09, n.02, pp.102-115. ISSN 1676-2592.

Na construção das primeiras imagens sobre os mais diversos temas históricos é impossível ignorar o papel desempenhado pela tríade escola, livro didático e professor. Embora saibamos, por exemplo, que a mídia, por meio de filmes, novelas, séries e documentários, influencie nas interpretações das pessoas sobre os conteúdos históricos, a História ensinada nos tempos escolares continua a assumir destaque na formação da idéia de história presente na mente da maioria da população. Neste sentido, o presente artigo procura analisar as representações dos povos indígenas produzidas pela Coleção História e Vida, de autoria de Nelson e Claudino Pilleti, adotada pelos alunos do ensino fundamental durante os anos 1980 e 1990 no Brasil. Nosso objetivo é perceber a presença de certas tipologias, padrões e estereótipos na constituição da narrativa da história e identidade dos índios no discurso didático.

Keywords : Ensino de História; Livro Didático; Índio; Identidade; Estereótipos; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )