SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02Promoção de reflexividade na formação inicial docente: o papel do professor orientador de pesquisaA escravidão da criança negra e a Lei do Ventre Livre (1871) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão  y  SA-CHAVES, Idália da Silva Carvalho. Constituição da reflexividade docente: indícios de desenvolvimento profissional coletivo. ETD [online]. 2008, vol.09, n.02, pp.189-203. ISSN 1676-2592.

Partindo de projeto formativo-investigativo, o processo de reflexividade coletiva de um grupo de professores foi registrado na forma escrita, possibilitando a identificação de indícios deste processo e seus determinantes e implicações mais evidentes. O objetivo da pesquisa foi compreender o processo de refle4xividade docente, por meio da análise crítica das narrativas dos professores envolvidos e identificar estratégias de formação potenciadoras do desenvolvimento das lógicas reflexivas dos participantes em sua busca coletiva para superarem dilemas cotidianos e concretizarem a construção colaborativa e partilhada do projeto político-pedagógico da escola. O projeto formativo desenvolve-se a partir de inquietações provocadas pelas diferentes perspectivas nas discussões em relação à possibilidade de mudança de concepção, estrutura, organização e currículo da escola. Os resultados indicam ser possível intervir intencionalmente nos processos de construção de conhecimento e desenvolvimento profissional e pessoal docentes promovendo um processo de reflexão compartilhado, sistemático e crítico centrado nas suas práticas e ações cotidianas.

Palabras clave : Desenvolvimento Profissional e Pessoal; Reflexividade Coletiva; Narrativas; Indícios; Parceria Universidade-Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )