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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

RAMOS, Claudia Monteiro da Rocha. A escravidão da criança negra e a Lei do Ventre Livre (1871). ETD [online]. 2008, vol.09, n.02, pp.204-204. ISSN 1676-2592.

Esta pesquisa bibliográfica é de natureza histórica. O objeto investigado é o contexto das mudanças da sociedade brasileira do século XIX, no qual emergiu a Lei do Ventre Livre de 1871. A referida Lei contemplou aspectos da educação das crianças nascidas livres do ventre escravo. De acordo com o texto legal, a propalada educação seria um fator de integração social dos negros, com uma gradual abolição da escravatura. Investigou-se o que realmente se fez, uma vez que a própria população branca era pouco escolarizada. Deu-se voz aos proprietários de terras da época, à elite política e aos viajantes europeus autores de relatos. Constatou-se que para a população negra cativa colocavam-se necessidades mais prementes, dentre elas a da própria sobrevivência.

Palavras-chave : Educação; Brasil; Escola; Crianças Negras; História; Lei do Ventre Livre, 1871; Período Colonial,1550-1822; Império,1822-1889.

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