SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02Polifilo e o sonho da tipografiaAlterações de fala em escolares: ocorrência, identificação e condutas adotadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SANTOS, Paulo Reis dos. Entre necas, peitos e picumãs: subjetividade e construção identidária das travestis do Jardim Itatinga. ETD [online]. 2008, vol.09, n.02, pp.206-206. ISSN 1676-2592.

Das chamadas minorias sexuais ou sociais, a travesti é a mais perversamente marcada pela identidade sexual, quase inexistindo nos estudos de gênero. Vivendo e se estruturando identitariamente a partir da ilegalidade e marginalidade, é difícil encontrá-la fora da prostituição. Neste estudo, tendo por base o que Foucault chamou de scientia sexualis e as erótica, analiso como os discursos verdadeiros desembocaram no sexismo, misoginia e homofobia, e busco compreender como elas se subjetivam e se constituem como sujeitos levando-se em conta os dos processos de resistência aos dispositivos de poder. Minha questão é: como as travestis, profissionais do sexo se estruturam identitariamente a partir do não-lugar social que ocupam no cenário urbano da cidade de Campinas?

Palavras-chave : Travestis; Gênero; Identidade; Sexualidade; Violência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )