SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue02Entre necas, peitos e picumãs: subjetividade e construção identidária das travestis do Jardim ItatingaO fazer metodológico na educação de jovens e adultos: a prática no Projeto Educativo de Integração Social - PEIS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SILVA, Marcia Regina da. Alterações de fala em escolares: ocorrência, identificação e condutas adotadas. ETD [online]. 2008, vol.09, n.02, pp.207-207. ISSN 1676-2592.

O objetivo desta pesquisa foi verificar a prevalência das alterações de fala em escolares do Ensino Fundamental, saber o que os professores desses alunos pensam sobre as possíveis interferências das alterações de fala na vida das pessoas e que condutas tomam ao identificar tais alterações. Participaram 523 escolares de 1ª a 4ª série de uma escola estadual da Cidade de São Paulo, com os quais foi realizada uma avaliação fonoaudiológica para a coleta da fala, bem como foi verificada a percepção desses enquanto falantes. Participaram, ainda, 28 professores desses mesmos escolares, dos quais solicitou-se a identificação dos alunos que eles achassem que apresentavam problemas de fala. Esses professores também responderam a um questionário dizendo o que pensavam sobre as alterações de fala e que condutas tomavam quando identificavam o problema. Esta pesquisa demonstrou que o índice de alteração de fala nessa população de escolares é elevado, predominando as alterações do tipo distorção. A percepção de possíveis erros na fala do próprio falante (aluno) é mais acurada do que a percepção do professor. Tanto alunos, como professores, identificam um número menor de alterações de fala quando comparado com a avaliação fonoaudiológica. Todos os professores acreditam que as alterações de fala interferem negativamente na vida da pessoa e referem encaminhar alunos com dificuldades de fala para o fonoaudiólogo.

Keywords : Fala; Patologia da Fala e Linguagem; Crianças; Comunicação; Prevalência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )