ETD Educação Temática Digital
On-line version ISSN 1676-2592
Abstract
TURINA, Maria Fernanda P.. O fazer metodológico na educação de jovens e adultos: a prática no Projeto Educativo de Integração Social - PEIS. ETD [online]. 2008, vol.09, n.02, pp.208-208. ISSN 1676-2592.
Esta pesquisa tem por objetivo compreender o processo de formação e aprendizagem dos educadores e educandos do Projeto Educativo de Integração Social - PEIS. A prática no Projeto possibilita a reflexão de propostas metodológicas para a Educação de Jovens e Adultos - EJA, no cenário das Políticas Públicas Educacionais no país. O enfoque do trabalho é a metodologia do PEIS, destacando o Tema Gerador e o Estudo do Meio como propostas metodológicas para uma educação pautada no diálogo entre educadores e educandos. O trabalho utilizou-se da metodologia da pesquisa-açãoparticipante, tendo como referência o sociólogo colombiano Orlando Fals Borda, envolvendo alunos, ex-alunos, professores e ex-professores do PEIS. Desta forma procurou-se compreender o processo de formação e aprendizagem, partindo da “Historicidade da Educação de Adultos no Brasil” e das políticas públicas proposta para a Educação de Adultos ao longo dos anos. Abordouse “O Projeto Educativo de Integração Social - PEIS”, a fim de configurar o local escolhido para a realização do trabalho dando voz aos educadores e educandos do Projeto, e por fim, analisou-se as “práticas de formação e aprendizagem de adultos” tomando como eixo três categorias: formação, aprendizagem e metodologia.
Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Metodologia de Ensino; Estudo do Meio; Temas Geradores; Educandos; Educadores.