SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue02Política pública de economia solidária: uma política em construçãoA matemática no projeto ciência na escola: a busca da autonomia dos alunos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MESQUITA, Ilka Miglio de. Memórias/identidades em relação ao ensino e de professores de história: diálogos com fóruns acadêmicos nacionais. ETD [online]. 2008, vol.09, n.02, pp.214-215. ISSN 1676-2592.

Esta tese tem como objeto de estudo o papel da Anpuh, enquanto entidade científica, e dos fóruns acadêmicos nacionais em relação ao ensino e formação de professores de História, no período de 1980 até 2006. Trata-se de uma narrativa histórica a partir do diálogo com a Anpuh, o Grupo de Trabalho - GT Ensino de História e Educação, o Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e o Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História. O objetivo é perceber e compreender como são produzidas as práticas de memórias/identidades, por meio das manifestações coletivas desenvolvidas nesses fóruns acadêmicos nacionais. O movimento de produção da narrativa histórica foi realizado pela metodologia da história oral temática, compreendida aqui pela metáfora de um tear manual, composto de ferramentas teórico-metodológicas, pelo conjunto de fios de Memória e Identidade associados à trama; pelo objeto e problema da pesquisa, além dos fios da urdidura que foram colocados previamente no sentido do comprimento do tear. A escolha da história oral temática é um movimento que se traduz na tessitura de nossa investigação, pelo diálogo que estabelecemos com autores e atores, fios que se entrelaçaram no tear pelo movimento do rolo urdidor, do pente e da cala, por onde se deslocaram os fios da trama. É diálogo produzido pelo entrelaçamento de imagens percebidas e concebidas pela aventura da relação feita na diluição, na inteireza do sujeito e sujeitos, do sujeito e objeto de pesquisa. O tecido narrativo construído mostrou-nos que os sentidos das nossas memórias/identidades definem o que somos e como nos posicionamos. São nas manifestações coletivas relativas ao ensino e à formação de professores de História, organizadas nos fóruns acadêmicos nacionais, que imprimimos os sentidos de quem somos.Enquanto campo de investigação, o Ensino de História evidencia a nossa identidade individual e coletiva. Identidade relacional, instalada em território fronteiriço ou intersticial, que se hibridiza nas nossas práticas de pesquisa e ensino, em diálogo com os campos de conhecimento da História e da Educação.

Keywords : Memória; Identidade; História Oral; Ensino de História; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )