SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número03Conversando sobre investigações e relações entre escola, currículo e culturaA escola na mídia: entre inovações e controles índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

PARAISO, Marlucy Alves. Composições curriculares: culturas e imagens que fazemos e que nos fazem. ETD [online]. 2008, vol.09, n.03, pp.108-125. ISSN 1676-2592.

O currículo encontra-se povoado por culturas e imagens diversas. Os modos como tais culturas e imagens são vistas, percebidas e tratadas tanto podem limitar como facilitar que composições potencializadoras sejam produzidas nesse território. Este artigo explora possibilidades de um currículo fazer composições com imagens e culturas que o povoam de modo a colocar em jogo novas relações com tudo a que está associado. A discussão aqui apresentada é baseada, sobretudo, nas chamadas teorias pós-críticas de currículo e em algumas idéias do pensamento de Gilles Deleuze. O objetivo é pensar possibilidades de um currículo mover-se entre culturas e imagens que o povoam sem deixar que estas paralisem o pensamento, indiquem caminhos conhecidos a seguir e delimitem os modos de ver, perceber e sentir no território curricular.

Palabras clave : Currículo; Culturas; Imagens.

        · resumen en Español     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )