SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número03Composições curriculares: culturas e imagens que fazemos e que nos fazemAs culturas de afro-descendentes em currículos na formação de professoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ROCHA, Cristianne Maria Famer. A escola na mídia: entre inovações e controles. ETD [online]. 2008, vol.09, n.03, pp.126-148. ISSN 1676-2592.

A mídia se constituiu, ao longo dos últimos tempos, em um espaço privilegiado de circulação de saberes e conhecimentos sobre a vida em geral. Em relação à escola, não tem sido diferente. Com o objetivo de analisar a produtividade de alguns dos discursos sobre a escola, presentes na mídia - particularmente aquela impressa -, busquei, nas reportagens sobre a violência escolar e sobre o incentivo à utilização das novas tecnologias, confirmar a existência de um dispositivo (FOUCAULT, 1989) continuamente utilizado pela mídia para enfatizar a relevância da escola entre nós. Os exemplos aqui trazidos ilustram a variedade, a quantidade e a “qualidade” dos argumentos utilizados em relação à escola e, ainda que as conclusões não sejam (nem pretendam ser) definitivas, talvez a única saída para a escola contemporânea, apontada pelas reportagens, seja, diante das constantes ameaças, fazer uso das inovadoras tecnologias e dos infinitos mecanismos de controle para manter “nas” escolas os incivis, indisciplinados e mal-educados que ainda não conseguiram aprender a acreditar na importância da mesma (e na educação por ela praticada).

Palavras-chave : Escola; Mídia; Violência Escolar; Novas Tecnologias; Vigilância; Controle.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )