SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número03Currículos acadêmicos e extensão universitária: sentidos em disputaTrajetória para o currículo - história pessoal e política social em estudos curriculares. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

LOPES, Alice Casimiro. Por que somos tão disciplinares?. ETD [online]. 2008, vol.09, n.03, pp.201-212. ISSN 1676-2592.

Com base na discussão acumulada no campo do currículo sobre organização do currículo escolar, reflito, neste artigo, sobre a disciplinarização do conhecimento que nos constitui como pesquisadores. Por que ainda somos tão disciplinares? Mesmo em um campo no qual o debate crítico sobre as disciplinas é tão acentuado, por que ainda organizamos nossos periódicos, congressos, processos de avaliação nas agências de fomento e aulas de maneira disciplinar? Analiso neste artigo que a resposta a essas questões não é encontrada nas dinâmicas gerais da organização do conhecimento científico, nem pode ser reduzida à dicotomia entre ser contra ou a favor das disciplinas. Defendo como a discussão sobre as disciplinas nos dirige a um debate sobre política e identidade.

Palavras-chave : Currículo; Disciplina; Hibridismo; Identidade; Política.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )