Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
SOUZA, Alvina do Carmo da S.; BONAMIGO, Celisa Carrara; MACHADO, Cristiane y BRITO, Leonice de. A inclusão da criança de 6 anos no ensino fundamental na rede municipal de Várzea Paulista: criando a possibilidade do novo. ETD [online]. 2008, vol.09, n.03, pp.332-346. ISSN 1676-2592.
O objetivo desse texto é descrever o processo de implantação do ensino fundamental de 9 anos na rede municipal de Várzea Paulista - SP e tecer algumas considerações analíticas sobre essa política educacional. Relata a criação do grupo de trabalho que sistematizou a proposta pedagógica para o trabalho com as crianças de 6 anos no ensino fundamental e os conceitos de sistema e identidade que fundamentaram as discussões sobre a construção do currículo na rede municipal. Como análise da proposta ressaltamos algumas conseqüências empíricas e operacionais do processo de implantação e também as resistências que perpassaram os debates e as ações propostas.
Palabras clave : Ensino Fundamental de 9 anos; Currículo; Avaliação; Proposta Pedagógica.