SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Ensinar e aprender em ambientes virtuaisAlteridade como princípio para a formação de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SCHERER, Suely. Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação. ETD [online]. 2009, vol.10, n.02, pp.250-270. ISSN 1676-2592.

O presente artigo apresenta e analisa uma estética de Educação Bimodal - parte presencial e parte virtual -, identificando atitudes, espaços e ações de professores e alunos que favorecem aprendizagens e comunicações em ambientes presencias e virtuais, coerente com a estética da complexidade. O estudo foi desenvolvido a partir da epistemologia genética, a teoria autopoiética, a interdisciplinaridade e a educação libertadora. Para fins de apresentação e análise dessa estética, são discutidos os movimentos de aprendizagem e comunicação de alunos e professora - a pesquisadora -, na disciplina de Estatística Aplicada à Educação, no curso de Pedagogia de um Centro Universitário de Santa Catarina.

Palabras clave : Educação Bimodal; Aprendizagem; Comunicação; Ambientes Virtuais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )