SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Ensinar e aprender em ambientes virtuaisAlteridade como princípio para a formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SCHERER, Suely. Educação bimodal no curso de pedagogia: aprendizagens em estatística aplicada à educação. ETD [online]. 2009, vol.10, n.02, pp.250-270. ISSN 1676-2592.

O presente artigo apresenta e analisa uma estética de Educação Bimodal - parte presencial e parte virtual -, identificando atitudes, espaços e ações de professores e alunos que favorecem aprendizagens e comunicações em ambientes presencias e virtuais, coerente com a estética da complexidade. O estudo foi desenvolvido a partir da epistemologia genética, a teoria autopoiética, a interdisciplinaridade e a educação libertadora. Para fins de apresentação e análise dessa estética, são discutidos os movimentos de aprendizagem e comunicação de alunos e professora - a pesquisadora -, na disciplina de Estatística Aplicada à Educação, no curso de Pedagogia de um Centro Universitário de Santa Catarina.

Palavras-chave : Educação Bimodal; Aprendizagem; Comunicação; Ambientes Virtuais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )