SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02La formación de educadores bajo una modalidad virtual: abordaje de un falso dilemaAvaliação da experiência em EAD em um contexto de formação de formadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MIRANDA, Carlos Eduardo Albuquerque  y  PRADO, Guilherme do Val Toledo. Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas. ETD [online]. 2009, vol.10, n.02, pp.310-329. ISSN 1676-2592.

O objetivo deste artigo é apresentar a experiência de EAD da disciplina ‘Escola, Gestão e Cultura’ no ‘Curso de Especialização em Gestão Educacional’ (CEGE) oferecido pela Faculdade de Educação da Unicamp. A proposta de EAD desta disciplina é trabalhar com educação visual e produção de narrativas de professores. Utilizamos as ferramentas de comunicação do ambiente virtual TelEduc para implementar uma dinâmica pedagógica assincrônica de trabalho docente. Esta dinâmica se apresenta como alternativa à lógica de concomitância entre parte presencial e parte em EAD do CEGE. Os resultados apresentados permitem-nos refletir sobre as potencialidades pedagógicas das tecnologias de informação e comunicação e alguns posicionamentos em relação ao trabalho docente em EAD.

Palabras clave : Cultura; Educação a Distância; Trabalho Docente; Educação Visual; Narrativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )