SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Produção de multimídia e acessibilidade em cursos de aprendizagem a distânciaO desenvolvimento profissional da docência na formação de professores face a utilização das tecnologias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

NEVAD, Rosane Aragón de; CARVALHO, Marie Jane Soares  e  MENEZES, Crediné Silva de. Inovações na formação de professores na modalidade a distância. ETD [online]. 2009, vol.10, n.02, pp.373-393. ISSN 1676-2592.

O contexto do novo curso de Pedagogia, na modalidade a distância da UFRGS, mostra as mudanças e os desafios propostos às alunas que são ao mesmo tempo professoras em exercício no Ensino Fundamental. São essas transformações, previstas no projeto pedagógico do curso e apoiadas no uso intensivo das tecnologias digitais, que conduziram a avaliação realizada pelas alunas. Nessa avaliação, as alunas-professoras mostram a percepção do impacto positivo do curso nos âmbitos da sua vida pessoal e da sua vida como estudante e profissional. O que mostramos é a correlação dos pressupostos e práticas defendidos no projeto pedagógico do curso com as práticas pedagógicas e as mudanças de postura que pautam a ação e reflexão das professoras em formação.

Palavras-chave : Formação de Professores; Educação a Distância; Prática Pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )