SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issueNUMEROESPECIALEficácia coletiva dos professores e implicações para o contexto educacional brasileiroAs metas académicas como operacionalização da motivação do aluno author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

NUNES, Maiana Farias Oliveira  and  NORONHA, Ana Paula Porto. Modelo sócio-cognitivo para a escolha de carreira: o papel da auto-eficácia e de outras variáveis relevantes. ETD [online]. 2009, vol.10, n.numeroespecial, pp.16-35. ISSN 1676-2592.

Esse artigo tem o objetivo de apresentar a Teoria Sócio-Cognitiva aplicada ao contexto do desenvolvimento de carreira e ilustrar suas aplicações em pesquisas realizadas em diferentes contextos. O foco do artigo residiu na explanação de variáveis importantes para a realização da escolha profissional, que auxiliam na motivação para a realização deste comportamento. Foram abordados os elementos pessoais, contextuais e de aprendizagem que auxiliam na formação das crenças de auto-eficácia e das expectativas de resultado que, conseqüentemente, influenciam a formação dos interesses profissionais, considerados elementos essenciais na motivação para a escolha de áreas profissionais específicas. Com base na revisão da literatura da área, verificou-se que esse referencial foi replicado em populações de diferentes etnias, de variadas fases do desenvolvimento vocacional, em estudos transversais e longitudinais, com pessoas de ambos os sexos e de níveis socioeconômicos distintos. Desse modo, destaca-se a utilidade desde modelo para a compreensão da tomada de decisão no âmbito vocacional.

Keywords : Teoria Sócio-Cognitiva do Desenvolvimento de Carreira; Escolha Profissional; Auto-Eficácia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )