SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 númeroNUMEROESPECIALEficácia coletiva dos professores e implicações para o contexto educacional brasileiroAs metas académicas como operacionalização da motivação do aluno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

NUNES, Maiana Farias Oliveira  e  NORONHA, Ana Paula Porto. Modelo sócio-cognitivo para a escolha de carreira: o papel da auto-eficácia e de outras variáveis relevantes. ETD [online]. 2009, vol.10, n.numeroespecial, pp.16-35. ISSN 1676-2592.

Esse artigo tem o objetivo de apresentar a Teoria Sócio-Cognitiva aplicada ao contexto do desenvolvimento de carreira e ilustrar suas aplicações em pesquisas realizadas em diferentes contextos. O foco do artigo residiu na explanação de variáveis importantes para a realização da escolha profissional, que auxiliam na motivação para a realização deste comportamento. Foram abordados os elementos pessoais, contextuais e de aprendizagem que auxiliam na formação das crenças de auto-eficácia e das expectativas de resultado que, conseqüentemente, influenciam a formação dos interesses profissionais, considerados elementos essenciais na motivação para a escolha de áreas profissionais específicas. Com base na revisão da literatura da área, verificou-se que esse referencial foi replicado em populações de diferentes etnias, de variadas fases do desenvolvimento vocacional, em estudos transversais e longitudinais, com pessoas de ambos os sexos e de níveis socioeconômicos distintos. Desse modo, destaca-se a utilidade desde modelo para a compreensão da tomada de decisão no âmbito vocacional.

Palavras-chave : Teoria Sócio-Cognitiva do Desenvolvimento de Carreira; Escolha Profissional; Auto-Eficácia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )