SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 númeroNUMEROESPECIALModelo sócio-cognitivo para a escolha de carreira: o papel da auto-eficácia e de outras variáveis relevantesPerfiles motivacionales del alumnado de educacion secundaria y rendimiento academico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MIRANDA, Lúcia  y  ALMEIDA, Leandro S.. As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno. ETD [online]. 2009, vol.10, n.numeroespecial, pp.36-61. ISSN 1676-2592.

A capacidade cognitiva e a motivação são entendidas como variáveis psicológicas determinantes da aprendizagem e do rendimento académico. Dentro do paradigma cognitivista ou sócio-cognitivista, os modelos teóricos procuram enfatizar os processos psicológicos internos na explicação da conduta académica motivada. As metas de realização surgem, neste enquadramento teórico, como um dos factores mais valorizados na explicação do rendimento académico dos alunos. Neste trabalho procuramos reflectir sobre a tipologia das metas e o seu papel na predição do sucesso académico, alertando para o papel decisivo dos contextos familiar e escolar. Analisando alguns estudos nacionais e internacionais, importa que a conceptualização e a avaliação das metas académicas tomem mais em consideração os contextos de ensino e aprendizagem, assim como os vários agentes educativos que intervêm nesses contextos.

Palabras clave : Motivação; Metas Académicas; Abordagens à Aprendizagem; Sucesso Acadêmico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )