SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 númeroNUMEROESPECIALModelo sócio-cognitivo para a escolha de carreira: o papel da auto-eficácia e de outras variáveis relevantesPerfiles motivacionales del alumnado de educacion secundaria y rendimiento academico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MIRANDA, Lúcia  e  ALMEIDA, Leandro S.. As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno. ETD [online]. 2009, vol.10, n.numeroespecial, pp.36-61. ISSN 1676-2592.

A capacidade cognitiva e a motivação são entendidas como variáveis psicológicas determinantes da aprendizagem e do rendimento académico. Dentro do paradigma cognitivista ou sócio-cognitivista, os modelos teóricos procuram enfatizar os processos psicológicos internos na explicação da conduta académica motivada. As metas de realização surgem, neste enquadramento teórico, como um dos factores mais valorizados na explicação do rendimento académico dos alunos. Neste trabalho procuramos reflectir sobre a tipologia das metas e o seu papel na predição do sucesso académico, alertando para o papel decisivo dos contextos familiar e escolar. Analisando alguns estudos nacionais e internacionais, importa que a conceptualização e a avaliação das metas académicas tomem mais em consideração os contextos de ensino e aprendizagem, assim como os vários agentes educativos que intervêm nesses contextos.

Palavras-chave : Motivação; Metas Académicas; Abordagens à Aprendizagem; Sucesso Acadêmico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )