SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 númeroNUMEROESPECIALMotivação para aprender música em espaços escolares e não-escolaresMotivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MARCHIORE, Lara de Windson Oliveira Almeida  y  ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Motivação para aprender em alunos do ensino médio. ETD [online]. 2009, vol.10, n.numeroespecial, pp.105-123. ISSN 1676-2592.

O presente estudo investigou a percepção de estudantes de ensino médio acerca de sua motivação para aprender. Participaram 364 alunos, sendo 160 de uma escola particular e 204 de uma escola pública de uma cidade do estado de Minas Gerais. O instrumento utilizado foi a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Médio. Os resultados evidenciaram que estudar somente o que vai cair na prova e estudar assuntos difíceis foram os itens de maiores médias. Constatou-se que estudantes do gênero masculino e de escola particular obtiveram médias significativamente superiores tanto em motivação intrínseca quanto extrínseca comparativamente àqueles do gênero feminino e de escola pública. Não foram observadas interações entre gênero e tipo de escola nas duas modalidades de motivação investigadas.

Palabras clave : Motivação; Alunos; Ensino Médio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )