SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 númeroNUMEROESPECIALMotivação para aprender em alunos do ensino médioMotivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SIQUEIRA, Luciana Gurgel Guida  e  WECHSLER, Solange Muglia. Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos. ETD [online]. 2009, vol.10, n.numeroespecial, pp.124-146. ISSN 1676-2592.

Considerando a relevância da motivação e da criatividade sobre a aprendizagem e a escassez de estudos brasileiros sobre estes importantes fenômenos, este estudo teve por objetivo investigar a relação entre a motivação para aprender e os estilos de pensar e criar. A amostra foi composta por 190 estudantes do Ensino Médio, 125 mulheres e 65 homens, idade média de 15 anos, residindo em diferentes cidades paulistas. Os instrumentos utilizados foram as escalas “Motivação para a Aprendizagem Escolar” e “Estilos de Pensar e Criar”. A correlação de Pearson utilizada para comparar os fatores das duas escalas apontou relações significativas entre os fatores de motivação relacionados com o envolvimento e persistência nas atividades, o sentimento de competência e valorização das atividades com várias dimensões dos estilos de pensar e criar. Os resultados indicaram a proximidade dos conceitos de motivação e criatividade, demonstrando a necessidade de maior aprofundamento de estudos sobre estes complexos fenômenos de modo a oferecer informações relevantes para a educação e a aprendizagem escolar.

Palavras-chave : Motivação; Criatividade; Estilos; Aprendizagem; Cognição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )