SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 númeroNUMEROESPECIALMotivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolarAvaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

CALIATTO, Susana Gakyia  e  MARTINELLI, Selma de Cássia. Avaliação da autoeficácia acadêmica em alunos da educação de jovens e adultos. ETD [online]. 2009, vol.10, n.numeroespecial, pp.187-203. ISSN 1676-2592.

O presente trabalho teve como objetivo verificar a autoeficácia de alunos da Educação de Jovens e Adultos do segundo ciclo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Participaram 50 alunos de ambos os sexos, que cursavam o Telecurso 2000, de uma cidade do Estado de São Paulo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi uma escala especificamente construída para esse fim e que avalia a percepção do estudante quanto ao próprio desempenho acadêmico e o quanto se sente capaz de realizar tarefas escolares. O teste de Mann-Whitney U revelou não existirem diferenças significativas entre a autoeficácia declarada dos estudantes, dos dois níveis de ensino para o estudo, para o desempenho e para a autoeficácia geral. Com relação ao sexo, independente do nível de ensino cursado, o teste revelou que as diferenças também não foram significativas para nenhuma das medidas de autoeficácia.

Palavras-chave : Avaliação; Autoeficácia; Estudantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )