SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 númeroNUMEROESPECIALAvaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professoresMotivação para aprendizagem e prática musical: dois estudos no contexto do ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SOBRAL, Dejano Tavares. Padrão de motivação e desfechos de progresso acadêmico: estudo longitudinal com estudantes de medicina. ETD [online]. 2009, vol.10, n.numeroespecial, pp.228-248. ISSN 1676-2592.

O propósito do estudo foi analisar a motivação educacional de estudantes de medicina em relação com indicadores de progresso acadêmico durante a graduação na Universidade de Brasília. A Escala de Motivação Acadêmica foi aplicada em turmas consecutivas ao total de 285 participantes no início do segundo ano. Foram analisados estatisticamente indicadores da Escala e suas correlações prospectivas com índices de rendimento acadêmico e realização de monitoria, e também diferenças nesses índices entre quatro grupos de configuração motivacional identificados em análise classificatória. Os resultados mostraram correlações positivas e significantes entre motivação intrínseca e rendimento acadêmico, bem como entre realização de monitoria e combinação de motivação intrínseca e regulação externa. Grupos com orientação motivacional expressamente autônoma ou mista (autônoma e controlada) realizaram número significantemente maior de monitorias do que grupos com menor autodeterminação motivacional. Os achados são discutidos - a luz da teoria da autodeterminação - quanto aos aspectos de adaptação motivacional e de influências de transição da ambiência educacional. Concluindo, os resultados sugerem que indicadores de motivação caracterizados no início da graduação têm efeito preditivo pequeno, mas significante no desempenho acadêmico continuado e no exercício eletivo de monitoria. Esse desfecho eletivo diferiu significantemente entre estudantes com distintos perfis motivacionais.

Palavras-chave : Motivação; Monitoria; Avaliação da Aprendizagem; Rendimento Escolar; Escala de Motivação Acadêmica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )